Petrobras e CSN assinam contrato para fornecimento de gás natural
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras e a CSN assinaram contrato para o fornecimento de gás natural para atendimento à unidade da siderúrgica localizada no Estado do Rio de Janeiro, disse a petroleira nesta segunda-feira.
Valores do contrato, em meio à migração da Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda (RJ), para o mercado livre de gás natural, não foram divulgados.
"A nova parceria no mercado de gás natural tem foco no relacionamento de longo prazo e no desenvolvimento de outras oportunidades atreladas às agendas de descarbonização das empresas", disse a Petrobras.
Segundo a estatal, só no segundo trimestre deste ano, a empresa celebrou e aditou contratos de fornecimento de gás natural, na modalidade de consumidor livre, com volume aproximado de 940 mil metros cúbicos/dia.
O movimento da siderúrgica para o mercado livre de gás tem a Petrobras como a principal supridora dentre um pool de fornecedores, segundo a estatal.
"A Petrobras e a CSN estabelecem seu primeiro relacionamento comercial no mercado livre de gás natural, apostando no desenvolvimento de soluções para a viabilização de um ambiente de comercialização aberto, competitivo, transparente, sustentável e cada vez mais desenvolvido no país...", disse o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.
Agora a Petrobras e a CSN buscarão desenvolver otimizações para fins de utilização do consumo de gás natural em outros processos, aderente à agenda de transição energética das companhias.
"Com este movimento, a CSN passa a ser o maior consumidor industrial brasileiro de gás natural a operar no mercado livre, contratando não apenas a molécula, mas também o transporte de saída, seguindo sua estratégia de operação ativa no setor de gás natural como caminho para redução de custo e criação de valor à Companhia", afirmou o diretor de Energia da CSN, Rogério Pizeta, em nota.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição