Ações europeias terminam dia em baixa antes de decisão do Fed sobre juros
Por Shubham Batra e Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias fecharam em baixa nesta quarta-feira, com investidores evitando assumir riscos antes de uma decisão importantíssima sobre a taxa de juros pelo Federal Reserve, que pode marcar o início de um ciclo de flexibilização monetária na economia norte-americana.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,50%, a 514,59 pontos, com o setor de alimentos e bebidas liderando as perdas entre os demais, com queda de 1%.
O índice do setor de saúde, de forte peso, perdeu 0,7%, com a fabricante dinamarquesa de medicamentos Novo Nordisk cedendo 2,4%, após reportagem informar que seu medicamento para diabetes Ozempic é "muito provavelmente" um dos próximos a sofrer corte de preço nos Estados Unidos.
Todas as principais bolsas europeias terminaram em baixa.
O foco permanece no esperado início da flexibilização da política monetária do banco central dos EUA, com uma decisão sobre a taxa básica de juros prevista para as 15h (horário de Brasília). Os mercados monetários veem uma chance de 53% de uma redução de 50 pontos-base, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
"Esperamos que o Comitê Federal de Mercado Aberto faça um corte de 25 pontos-base hoje. Reconhecemos, entretanto, que a decisão é muito difícil e provavelmente se resumirá à discussão na sala da diretoria", disseram economistas do Goldman Sachs em nota.
"Admitimos que há alguns bons argumentos para um corte de 50 pontos-base... no entanto, afirmamos que não está claro que o Fed esteja de fato ou mesmo sinta que está atrás da curva."
Enquanto isso, no Reino Unido, dados mostraram que a inflação se manteve estável em agosto, mas acelerou no setor de serviços, que é observado de perto pelo Banco da Inglaterra, aumentando as apostas de que o banco central britânico manterá as taxas de juros na quinta-feira.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,68%, a 8.253,68 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX teve variação negativa de 0,08%, a 18.711,49 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,57%, a 7.444,90 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,37%, a 33.655,49 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,16%, a 11.684,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,93%, a 6.754,67 pontos.
0 comentário
S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar à vista fecha em baixa de 0,59%, aos R$5,5827
Ibovespa fecha em alta com política fiscal em foco
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo