Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
![]()
Por Paolo Laudani e Sruthi Shankar e Johann M Cherian
(Reuters) - As ações europeias fecharam em baixa nesta quinta-feira, com os papéis industriais e de defesa na liderança das perdas, depois que dados mostraram que a inflação dos Estados Unidos subiu, enquanto investidores esperam a França divulgar seu orçamento para 2025.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,18%, a 519,11 pontos, com os setores de defesa, industrial e tecnologia perdendo mais de 1% cada um.
Os preços ao consumidor dos EUA subiram um pouco mais do que o esperado em setembro, mas o aumento anual da inflação foi o menor em mais de três anos e meio.
O relatório, no entanto, pouco fez para frustrar as expectativas de que o Federal Reserve cortará a taxa de juros em 25 pontos-base em sua reunião de novembro, segundo a ferramenta FedWatch da CME.
"(A inflação) ainda está acima da meta, mas abaixo da taxa básica do Fed. Portanto, isso significa que o Fed ainda tem espaço de manobra", disse Yvan Mamalet, estrategista sênior de mercado da SG Kleinwort Hambros.
Mais perto de casa, os mercados esperam que o Banco Central Europeu (BCE) reduza as taxas de juros em quase 50 pontos-base até o final do ano, segundo dados da LSEG.
A ata da reunião de setembro do BCE mostrou que autoridades pareciam satisfeitas com a queda na inflação, mas argumentaram a favor de uma flexibilização gradual da política monetária devido às pressões persistentes sobre os preços.
O governo francês divulgará seu orçamento para 2025 ainda nesta quinta-feira, com planos de 60 bilhões de euros (65,68 bilhões de dólares) em aumentos de impostos e cortes de gastos para enfrentar um déficit fiscal em espiral.
É provável que os mercados prestem muita atenção para saber se o orçamento poderá ser aprovado no Parlamento sem ser muito diluído.
Em LONDRES, o índice Financial Times teve variação negativa de 0,07%, a 8.237,73 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,23%, a 19.210,90 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,24%, a 7.541,59 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,43%, a 34.077,42 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,72%, a 11.656,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,28%, a 6.686,60 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde