Ações da China e de Hong Kong sobem, mas incertezas com estímulo e eleições nos EUA reduzem ganhos
![]()
XANGAI (Reuters) - As ações da China subiram nesta sexta-feira, em alta pela segunda semana consecutiva, embora os investidores estivessem relutantes em fazer grandes apostas enquanto aguardavam detalhes do estímulo fiscal de Pequim e a eleição presidencial nos Estados Unidos no próximo mês.
As ações de Hong Kong também tiveram ganhos, mas registraram a terceira perda semanal consecutiva, já que a euforia do final de setembro se dissipou.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,59%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,7%. Eles tiveram alta respectivamente de 0,6% e 0,1% e 0,6% na semana
O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,49%, mas caiu 1% na semana.
As ações da China e de Hong Kong subiram no mês passado, depois que Pequim deu início ao seu maior estímulo desde a pandemia, mas as fortes saídas de capital neste mês parecem ter freado esse avanço.
O volume de negócios do mercado acionário chinês, que atingiu níveis recordes em 8 de outubro, vem diminuindo desde então, o que sugere uma cautela crescente dos investidores em busca de orientação, disse o consultor de investidores da Founder Securities, Luo Xuhong, em uma nota aos clientes.
"O mercado está ficando inquieto com o estímulo fiscal", cujos detalhes ainda não foram anunciados, disse Luo.
A eleição de 5 de novembro nos EUA também está deixando os investidores nervosos. Uma vitória do republicano Donald Trump, principalmente se for acompanhada de uma vitória dos republicanos no Congresso, deve pressionar o iuan e as ações do setor de exportação.
Uma vitória da democrata Kamala Harris provavelmente resultará em negociações opostas.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,60%, a 37.913 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,49%, a 20.590 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,59%, a 3.299 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,70%, a 3.956 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,09%, a 2.583 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,67%, a 23.348 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,32%, a 3.593 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,06%, a 8.211 pontos.
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição