Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 1,30% em novembro, depois de ter registrado alta de 1,52% no mês anterior, mas ainda avançou mais do que o esperado, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira
A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 1,18%, e com o resultado do mês o índice passou a subir em 12 meses 6,33%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, subiu 1,74% em novembro, depois de ter avançado 1,94% no mês anterior.
"Semelhante ao mês de outubro, a alta do IGP foi influenciada por commodities agropecuárias. No IPA, os principais destaques foram a carne bovina, o milho e a soja", destacou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.
Entre os preços ao produtor, a alta de bovinos acelerou a 13,57% no período, de 11,33% em outubro, mas o aumento da carne bovina recuou a 8,72%, de 12,33%.
Os preços da soja subiram 4,80%, de 4,63%, enquanto o avanço do milho acelerou a 8,85% em novembro, de 6,87% no mês anterior.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, teve variação positiva de 0,07% em novembro, de uma alta de 0,42% em outubro.
Os custos de Habitação (1,35% para -0,93%), Despesas Diversas (1,08% para 0,49%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,35% para 0,16%), Educação, Leitura e Recreação (-0,02% para -0,16%), Vestuário (0,23% para 0,04%) e Comunicação (0,14% para 0,03%) apresentaram recuo na sua taxa de variação.
Na contramão ficaram Alimentação (0,13% para 1,01%) e Transportes (-0,12% para 0,14%).
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou a subir em novembro 0,44%, de uma alta de 0,67% em outubro.
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Negociações comerciais do G7 miram minerais essenciais em meio a tensões tarifárias entre EUA e UE
S&P 500 e Nasdaq atingem máximas recordes com otimismo em relação à IA e expectativa de paz no Oriente Médio
Ibovespa avança na abertura em dia com bateria de balanços
Dólar sobe ante real após leilão de swap reverso do Banco Central
Chanceler do Irã se reúne com homólogo chinês uma semana antes da viagem de Trump a Pequim
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil antes de leilão de swap reverso