Indicador antecedente de emprego cai em novembro e sinaliza ritmo mais lento em 2025, diz FGV
![]()
Por Camila Moreira
SÃO PAULO (Reuters) - O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil caiu em novembro e atingiu o menor nível em cinco meses, apontando para um ritmo mais lento do mercado de trabalho no início de 2025, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, recuou 1,8 ponto em novembro, para 79,9 pontos, menor nível desde junho de 2024 (79,4 pontos).
"Depois de apresentar consistente retomada ao longo de 2024, o IAEmp vem dando sinais de desaceleração nos últimos meses, sugerindo que a evolução do mercado de trabalho deve apresentar ritmo mais lento no início de 2025", disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.
"A combinação de aumento de incerteza nos últimos meses, com a expectativa de atividade econômica menos intensa no próximo ano, sugere um novo momento do indicador, com mais cautela por parte de empresários nas intenções de contratar”, completou.
Os componentes do IAEmp mostram que houve piora em cinco dos sete avaliados. As principais contribuições negativas foram dos indicadores de Tendência dos Negócios e Situação Atual dos Negócios da Indústria, com -0,8 e -0,6 ponto, além do indicador de Emprego Previsto de Serviços, com -0,5 ponto.
Por outro lado, dois componentes do IAEmp deram contribuições positivas, os indicadores do Emprego Local Futuro do Consumidor e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, com 0,5 e 0,4 pontos, respectivamente.
0 comentário
Índices europeus sobem após dados de inflação dos EUA e decisão de juros do BCE melhora humor de investidores
Lula diz que premiê da Itália pediu mais tempo para aprovar acordo UE-Mercosul
Itália está pronta para apoiar acordo com Mercosul quando preocupações dos agricultores forem resolvidas, diz Meloni
Taxas viram para o negativo após Galípolo reforçar que decisão sobre Selic está aberta
Dólar perde força e se reaproxima da estabilidade no Brasil
Agricultores belgas entram em confronto com polícia durante protesto contra acordo com Mercosul