Ibovespa sobe em dia de vencimento de opções com China e EUA no radar
![]()
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa buscava se firmar em alta nesta sexta-feira, em pregão marcado por vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista, enquanto agentes financeiros repercutem números melhores sobre a economia chinesa e aguardam a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Às 11h33, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,4%, a 121.718,24 pontos, tendo marcado 121.074,14 na mínima e 121.803,18 na máxima até o momento.
O volume financeiro no pregão nesta sexta-feira somava 3,5 bilhões de reais.
Na China, o PIB do último trimestre de 2024 cresceu 5,4% sobre o mesmo período de 2023, contra previsões no mercado de expansão de 5%. A segunda maior economia do mundo também registrou expansão acima do esperado em dezembro na produção industrial e nas vendas do varejo.
A equipe da XP também chamou a atenção em relatório que os mercados também estão se preparando para a posse de Donald Trump como presidente dos EUA na próxima segunda-feira. Entre as promessas do republicado, estão reduzir regulação e cortar impostos, mas também aumentar tarifas de importação.
DESTAQUES
- VALE ON avançava 2,15%, na esteira da alta dos futuros do minério de ferro no exterior e dados econômicos da China melhores do que o esperado no último trimestre de 2024. No setor de mineração e siderurgia, CSN MINERAÇÃO ON valorizava-se 2,46%, CSN ON tinha elevação de 2,18%, USIMINAS PNA ganhava 2,07% e GERDAU PN mostrava variação positiva de 0,58%.
- YDUQS ON caía 5,82%, tendo como pano de fundo relatório do JPMorgan sobre o setor cortando a recomendação dos papéis do grupo de educação para neutra e reduzindo o preço-alvo de 18 a 10,50 reais. COGNA, que teve a recomendação "overweight" mantida, subia 2,44%, com o noticiário também incluindo anúncio de programa de recompra de ações pela empresa.
- BRASKEM PNA valorizava-se 3,25% após anunciar nesta sexta-feira que vai investir 614 milhões de reais em projetos de ampliação de capacidade em instalações na Bahia, Rio Grande do Sul e Alagoas. A companhia afirmou que a ampliação será de cerca de 139 mil toneladas e vai ocorrer PE, PVC e outros produtos químicos.
- HAPVIDA ON recuava 1,27%. Relatório do Goldman Sachs manteve recomendação de compra para os papéis, mas cortando o preço-alvo das ações de 5 para 4,3 reais para refletir o efeito de taxas de juros mais altas no resultado da empresa e no seu custo de capital.
- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,78%, única ação entre os grandes bancos de varejo do Ibovespa no azul, enquanto BRADESCO PN caía 1,02%, BANCO DO BRASIL ON cedia 0,43% e SANTANDER BRASIL UNIT perdia 0,72%. BTG PACTUAL UNIT era transacionada em alta de 0,2%.
- PETROBRAS PN tinha variação positiva de 0,13%, em dia de fraqueza dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent, usado como referência pela estatal, cedia 0,68%. PETROBRAS ON subia 0,07%.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde