BCE pode perder credibilidade se reduzir juros após aumento acima do esperado da inflação, diz Holzmann
![]()
BERLIM (Reuters) - O Banco Central Europeu corre o risco de prejudicar sua credibilidade se reduzir a taxa de juros quando a inflação subir mais rápido do que o previsto, mesmo que temporariamente, alertou o membro do banco Robert Holzmann, em uma entrevista ao site Politico publicada nesta segunda-feira.
Os dados mais recentes mostraram que a inflação subiu para "bem acima" de 2% em dezembro e provavelmente mostrará o mesmo em janeiro, disse ele.
O membro do Conselho do BCE, que é amplamente considerado como uma autoridade "hawkish" (agressiva no combate à inflação), acrescentou que entrará na discussão sobre um corte na taxa de juros este mês com a mente aberta.
"Um corte não é, de forma alguma, uma conclusão precipitada para mim", disse ele.
(Por Kirsti Knolle)
0 comentário
Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal