Alckmin diz que EUA têm mais produtos de exportação com alíquota zero que Brasil
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos têm mais produtos exportados com alíquota zero ao Brasil do que o Brasil têm nas vendas para os Estados Unidos.
"Quando a gente analisa os dez produtos que nós mais exportamos para os EUA, dos dez produtos que mais exportamos, (em) quatro a alíquota é zero", afirmou Alckmin a jornalistas na sede do ministério, em Brasília. "Quando nós importamos dos EUA, oito produtos é (tarifa) zero para entrar no Brasil", acrescentou.
Mais cedo nesta quinta-feira o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas recíprocas sobre países que têm taxas de importação sobre produtos norte-americanos.
Na entrevista, Alckmin também repetiu que o Brasil não representa um problema comercial para os EUA, porque a balança comercial entre os dois países é equilibrada. Segundo ele, a intenção do governo brasileiro é buscar o diálogo com os EUA sobre as tarifas.
(Por Victor Borges)
0 comentário
Jovem Pan: Irã diz que não deixará EUA determinarem ‘momento da paz e da guerra’
China se opõe às tarifas dos EUA por trabalho forçado e pede revogação das medidas unilaterais
Flávio Bolsonaro recua enquanto Lula mantém vantagem no 2º turno, mostra BTG/Nexus
Governo prevê descongelar R$5,7 bi em verbas de ministérios apesar de frustração em taxação de dividendos
Novas tarifas dos EUA alcançam 23,1% das exportações brasileiras, diz MDIC
Dólar fecha o dia estável no Brasil e acumula queda de 0,58% na semana