EUA analisam manipulação de moeda em disputa tarifária, diz chefe do Tesouro

Publicado em 14/02/2025 10:32 e atualizado em 14/02/2025 11:21

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos está olhando para além das tarifas e barreiras não tarifárias e examina a manipulação cambial enquanto estuda a questão antes do prazo final de abril, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta sexta-feira.

"Também estamos analisando a manipulação cambial", disse Bessent em uma entrevista à Fox Business Network. "Os EUA têm uma política de dólar forte, mas o fato de termos uma política de dólar forte não significa que outros países possam ter uma política de moeda fraca."

Na quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, orientou sua equipe econômica a desenvolver planos para tarifas recíprocas em todos os países que taxam as importações dos EUA, aumentando o risco de uma guerra comercial global.

O memorando de Trump não chegou a impor mais tarifas, mas ordenou que seu governo calculasse as taxas para igualar aquelas cobradas por outros países e neutralizar as barreiras não tarifárias até 1º de abril.

"Vamos apresentar o que é equivalente... ao que eu chamaria de índice recíproco: país por país, tarifas, as barreiras comerciais, não tarifárias, e a manipulação cambial", disse Bessent à FBN.

As tarifas planejadas por Trump podem ser muito substanciais se outros países não reduzirem suas taxas, acrescentou ele, e as políticas tarifárias finais dependerão da resposta dos parceiros comerciais.

(Reportagem de Susan Heavey)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário