STOXX 600 ronda estabilidade com perda de força de ações de defesa e pressão de títulos
![]()
(Reuters) - O principal índice acionário da Europa rondava a estabilidade nesta terça-feira, com a Capgemini liderando a queda das ações de tecnologia da informação e o aumento dos rendimentos dos títulos colocando pressão adicional sobre o mercado, enquanto os ganhos recentes das ações de defesa começavam a perder força.
O índice STOXX 600 recuava 0,02%, a 555,3 pontos.
O índice aeroespacial e de defesa subia 1,3%, com a italiana Leonardo ganhando 2,3%, enquanto a sueca Saab AB avançava 2,5% e a britânica BAE Systems em alta de 0,6%.
O setor subiu 4,6% na segunda-feira, em seu maior aumento diário desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. O avanço ocorreu depois que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que proporá a isenção dos gastos com defesa dos limites fiscais da União Europeia.
Autoridades norte-americanas e russas se reuniam em Riad para as conversas de mais alto nível até o momento entre os dois países sobre o fim da guerra na Ucrânia.
"Quando se observa um impulso tão forte, tende-se a ver um recuo apenas para estabilizar esse impulso... é possível que haja alguma realização de lucros", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.
Mantendo um controle sobre os ganhos do mercado, a Capgemini caía 9% depois que a gigante francesa de consultoria de TI relatou um declínio anual de 2% nas vendas, embora tenha superado as expectativas. O setor de tecnologia perdia 1,1%.
Os rendimentos elevados dos títulos também pesavam sobre o mercado, já que os investidores esperam um aumento na emissão de títulos europeus para financiar os gastos com defesa.
Os rendimentos mais altos beneficiavam o setor bancário, que subia 0,7%.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,03%, a 8.770 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX caía 0,18%, a 22.757 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 perdia 0,09%, a 8.181 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,42%, a 38.488 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,39%, a 1.067 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,08%, a 6.628 pontos.
0 comentário
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro