Confiança da indústria do Brasil tem leve recuo em fevereiro e mantém cenário de cautela, aponta FGV
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da indústria no Brasil apresentou leve recuo em fevereiro e mantém o cenário de cautela dos empresários sobre a situação presente dos negócios, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,1 ponto em fevereiro na comparação com o mês anterior, indo a 98,3 pontos, de acordo com os dados da FGV.
O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, recuou 0,5 ponto no mês e foi a 100,4 pontos, segundo a FGV.
Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, avançou 0,4 pontos, a 96,3 pontos.
"As expectativas de curto prazo, de produção e contratação, avançam no mês compensando parte do resultado negativo de janeiro. Num horizonte de tempo maior, de seis meses, o sentimento dos empresários sugere pessimismo de forma espalhada entre os segmentos", disse Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.
"O cenário macroeconômico de taxa de juros em alta e o câmbio desvalorizado, aliados a uma expectativa geral de desaceleração da economia, podem significar um ano difícil para o setor industrial, apesar dos bons resultados de 2024", completou.
A taxa básica de juros Selic está atualmente em 13,25% ao ano e o Banco Central já indicou novo aumento de 1 ponto em março.
Pacini destacou, no entanto, que os estoques seguem em níveis satisfatórios, com uma leve melhora na percepção sobre a demanda.
Entre os quesitos que integram o ISA, houve piora apenas na situação atual dos negócios, com recuo de 2,9 pontos, para 96,1 pontos, quarta queda consecutiva do indicador.
De forma oposta, o nível de estoques avançou 0,9 ponto em fevereiro, para 95,3 pontos, melhor resultado desde fevereiro de 2022 (89,9 pontos).
De acordo com a FGV, quando este indicador está acima de 100 pontos sinaliza que a indústria está operando com estoques excessivos ou acima do desejável.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com Oriente Médio e juros dos EUA em foco
Forças dos EUA realizam novos ataques contra Irã
Dólar fecha perto da estabilidade apesar das tensões no Oriente Médio
Taxas de DIs sobem em sintonia com petróleo e Treasuries após Trump anunciar fim de acordo com Irã
Preocupações das autoridades do Fed com inflação aumentaram na reunião de junho, mostra ata
Wall Street recua após declarações de Trump sobre Irã pesarem sobre os mercados