Crédito amplo teve crescimento forte apesar de alta de juros e endividamento elevado, diz ata do Comef
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central avalia que o crédito amplo apresentou crescimento forte apesar do ambiente marcado por elevação da taxa básica de juros e pelo alto endividamento de famílias e de empresas.
A ata da reunião de fevereiro do Comef, divulgada nesta quarta-feira, apontou que o ritmo de crescimento do crédito bancário seguiu acelerando na carteira às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que já apresenta materialização de risco e endividamento elevados.
Em relação às famílias, além da aceleração do crédito nas modalidades de maior risco, houve segundo o BC leve piora na qualidade das concessões do crédito não consignado. A taxa básica de juros Selic está atualmente em 13,25% ao ano e o Banco Central já indicou novo aumento de 1 ponto em março.
"As famílias estão com comprometimento de renda e endividamento elevados e em ascensão para todas as faixas de renda", apontou o documento, ressaltando que o mercado de capitais segue crescendo em ritmo superior ao do crédito bancário e não apresenta sinais de inflexão.
"Na visão do Comitê, esse cenário requer cautela e diligência adicionais no mercado de crédito", completou.
Segundo a ata, outro ponto de atenção é o cenário global prospectivo, que ainda apresenta riscos que podem levar à materialização de cenários de reprecificação de ativos financeiros globais.
"Há incertezas acerca do ritmo da atividade, da extensão do período de juros elevados e dos níveis de equilíbrio das taxas de juros no longo prazo, da sustentabilidade fiscal, do reposicionamento das políticas comerciais e dos eventos geopolíticos", destacou o documento.
Diante disso, o Comef ressaltou que segue entendendo que políticas macroeconômicas que aumentem a previsibilidade fiscal, que reduzam os prêmios de risco e a volatilidade dos ativos contribuem para a estabilidade financeira e, consequentemente, melhoram a capacidade de pagamento dos agentes.
Em relação ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), a ata da reunião do Comef apontou que o crédito bancário manteve seu ritmo de crescimento no quarto trimestre de 2024, mas que em contrapartida o crédito obtido via mercado de capitais não apresenta sinais de inflexão, a despeito das alterações nas condições financeiras.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Preço do diesel S-10 sobe 7,7% nos postos do Brasil, aponta Ticket Log
Dólar fecha perto da estabilidade com temores de que Irã instale minas no Estreito de Ormuz
Ibovespa fecha em alta com trégua global na aversão a risco
Wall Street fecha com sinais mistos com escalada das tensões no Oriente Médio
Trump diz ao Irã para remover quaisquer minas no Estreito de Ormuz
Taxas de DIs caem com expectativa de fim da guerra e curva precifica corte de 0,50 p.p. na Selic