Wall St sobe com ganhos em tecnologia após notícia sobre tarifas de Trump
![]()
(Reuters) - Ações de tecnologia lideravam os ganhos dos índices acionários dos Estados Unidos nesta segunda-feira, após sinais de que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está adotando uma abordagem comedida em relação às tarifas contra seus parceiros comerciais.
O governo dos EUA deve adiar a implementação de um conjunto de tarifas específicas para setores ao anunciar taxas recíprocas em 2 de abril, de acordo com reportagens da imprensa no fim de semana.
Os três principais índices subiram para as máximas de duas semanas, com os investidores comprando ações de tecnologia.
A Nvidia subia cerca de 2%, a Meta saltava 4% e a Amazon.com ganhava 2,8%.
A Tesla subia 7,3%, somando-se ao aumento de 5,3% registrado na sexta-feira.
"O mercado parece estar reagindo em sincronia com essas mudanças de última hora nas tarifas", disse Peter Andersen, fundador da Andersen Capital Management.
"A posição padrão para o investidor de hoje é ficar muito preocupado com as mudanças propostas pelo governo - quer haja ou não tarifas impostas, quer ele as revogue, quer ele as adie, isso apenas causa extrema volatilidade no mercado."
Os mercados têm tido oscilações nas últimas semanas, pois os investidores têm sido confrontados com o temor de uma forte desaceleração econômica dos EUA depois que Trump anunciou uma série de tarifas no mês passado sobre alguns de seus principais parceiros comerciais.
Várias empresas também citaram a incerteza das tarifas ao reduzirem suas previsões para os próximos trimestres. Os dados compilados pela LSEG na sexta-feira mostraram que os lucros das empresas incluídas no S&P 500 devem crescer 10,5% em 2025, uma queda de 3,5 pontos percentuais desde o início do ano.
O Dow Jones subia 1,25%, a 42.509,76 pontos. O S&P 500 tinha alta de 1,52%, a 5.753,99 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançava 1,99%, a 18.138,14 pontos.
Dados mostraram que a atividade empresarial dos EUA se expandiu em março, mas os temores crescentes sobre as tarifas e os cortes profundos nos gastos do governo continuaram pesando sobre o sentimento.
(Reportagem de Johann M Cherian e Sruthi Shankar em Bengaluru)
0 comentário
Trump diz que mais 100 milhões de barris de petróleo estão sendo levados da Venezuela para os EUA
Quando operação dos EUA for concluída, Irã não terá armas contra EUA e Israel, diz Trump
Trump diz que EUA abrem mão de certas sanções relacionadas ao petróleo para garantir fornecimento
Wall St fecha em alta com esperança em resolução da guerra no Irã compensando temores de inflação
Putin compartilha com Trump propostas para encerrar a guerra no Irã em telefonema
Dólar cai abaixo dos R$5,17 após Trump citar guerra "praticamente concluída"