Japão rebaixa visão sobre economia global com as tarifas dos EUA
![]()
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão rebaixou nesta quinta-feira sua avaliação sobre a economia global em face da incerteza sobre a política comercial dos Estados Unidos, sinalizando seu alarme sobre as consequências cada vez maiores das tarifas do presidente Donald Trump.
Em seu relatório econômico mensal de maio, o governo também revisou para baixo sua avaliação da economia dos EUA pela primeira vez em quase três anos, dizendo que a expansão está se moderando.
"A retomada da economia global está se moderando com a estagnação do crescimento em algumas regiões em meio à incerteza sobre a política comercial dos EUA", disse o relatório. Em abril, o governo disse que o crescimento econômico global estava se recuperando.
O governo manteve sua avaliação sobre a economia do Japão, dizendo que ela está "se recuperando moderadamente, embora exista incerteza sobre a política comercial dos EUA".
Embora o aumento dos empregos e da renda familiar sustente uma recuperação moderada da economia japonesa, os riscos negativos com as tarifas dos EUA estão aumentando, segundo o relatório.
"Os efeitos dos aumentos contínuos de preços sobre a confiança e o consumo das famílias também são riscos negativos para a economia do Japão", disse o relatório, acrescentando que as consequências das flutuações do mercado também merecem atenção.
(Reportagem de Leika Kihara)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde