S&P 500 tem leve queda após aprovação de projeto de lei dos EUA sobre impostos na Câmara
![]()
Por Shashwat Chauhan e Kanchana Chakravarty
(Reuters) - O índice de referência S&P 500 caía nesta quinta-feira, depois que a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos votou pela aprovação do projeto de lei sobre impostos do presidente Donald Trump, que deverá sobrecarregar o país com trilhões de dólares em dívidas extras.
Se o que Trump descreveu como um "projeto de lei grande e bonito" se tornar lei, a dívida do país deve crescer cerca de U$ 3,8 trilhões ao longo da próxima década, de acordo com o independente Escritório de Orçamento do Congresso.
O projeto de lei agora enfrenta um teste no Senado, controlado pelos republicanos, e cumprirá grande parte da agenda populista de Trump se for aprovado, oferecendo novas isenções fiscais sobre gorjetas e empréstimos para automóveis e aumentando os gastos militares.
"Apesar de tudo o que o governo vem tentando fazer para reduzir os gastos públicos e o nível geral da dívida, parece que esse projeto de lei basicamente irá desfazer tudo o que foi feito", disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research.
O Dow Jones Industrial Average caía 0,17%, para 41.790,95 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,14%, a 5.836,38 pontos, e o Nasdaq Composite ganhava 0,15%, para 18.901,55 pontos.
Nove dos 11 subsetores do S&P eram negociados em baixa, com os setores de serviços públicos e energia caindo mais de 1% cada.
(Reportagem de Shashwat Chauhan e Kanchana Chakravarty em Bengaluru)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde