Presidente do Conselho Europeu viajará ao Brasil para reforçar laços de investimento
![]()
Por Sudip Kar-Gupta
BRUXELAS (Reuters) - O presidente do Conselho Europeu, António Costa, viajará ao Brasil entre os dias 27 e 29 de maio para fortalecer parcerias e laços de investimento entre a União Europeia e o Brasil.
O Conselho Europeu disse nesta sexta-feira que Costa se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua viagem e fará um discurso no Fórum de Investimentos Brasil-UE.
A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o maior investidor estrangeiro do país, sendo responsável por mais de 300 bilhões de euros em investimentos diretos.
"O Brasil não é apenas um amigo próximo, é um parceiro estratégico para a UE -- um ator global e um aliado fundamental na promoção da democracia, do multilateralismo e na formação de um mundo mais justo e sustentável", disse Costa em comunicado.
"Em tempos em que esses valores são desafiados globalmente, é ainda mais crucial que países como o Brasil e a União Europeia se unam para defendê-los", acrescentou.
A viagem de Costa ao Brasil também ocorre no momento em que a UE visa ratificar um acordo comercial com o Mercosul há muito adiado, que abrange principalmente questões agrícolas.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde