Trump diz que EUA fecharam acordo comercial com Vietnã
![]()
Por Trevor Hunnicutt e Khanh Vu
WASHINGTON/HANÓI (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que o país fechou um acordo comercial com o Vietnã, após meses de negociações, que impõe uma tarifa de 20% sobre muitas importações vietnamitas.
A tarifa é menor do que a taxa inicial de 46% que Trump anunciou em abril sobre os produtos do Vietnã, em grande parte como resultado de seu grande superávit comercial com Washington.
"Tenho a grande honra de anunciar que acabei de fechar um acordo comercial com a República Socialista do Vietnã depois de falar com To Lam, o altamente respeitado secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã", disse Trump em publicação no Truth Social.
Trump disse que os produtos do Vietnã terão uma tarifa de 20% e que qualquer envio por terceiros países terá uma taxa de 40%.
O Vietnã também fornecerá aos EUA mais acesso ao seu mercado, com as exportações norte-americanas para o país sem tarifas, disse ele.
"Na minha opinião, o SUV ou, como às vezes é chamado, Large Engine Vehicle (veículo com motor grande), que se sai tão bem nos EUA, será uma adição maravilhosa às várias linhas de produtos do Vietnã", disse Trump.
A Casa Branca e o Ministério do Comércio do Vietnã não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
0 comentário
Trump diz que guerra com Venezuela continua possível, informa NBC News
Wall Street sobe com impulso de ações de tecnologia e dados de inflação fracos
Vale a pena insistir mais um pouco no acordo entre Mercosul e UE, diz Haddad
Ibovespa fecha em alta com endosso de Wall St e Brava em destaque
Dólar fecha estável com comentários de Galípolo e cenário político no foco
Von der Leyen diz aos líderes da UE que assinatura do Mercosul é adiada, dizem fontes