Trump diz que EUA fecharam acordo comercial com Vietnã
![]()
Por Trevor Hunnicutt e Khanh Vu
WASHINGTON/HANÓI (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que o país fechou um acordo comercial com o Vietnã, após meses de negociações, que impõe uma tarifa de 20% sobre muitas importações vietnamitas.
A tarifa é menor do que a taxa inicial de 46% que Trump anunciou em abril sobre os produtos do Vietnã, em grande parte como resultado de seu grande superávit comercial com Washington.
"Tenho a grande honra de anunciar que acabei de fechar um acordo comercial com a República Socialista do Vietnã depois de falar com To Lam, o altamente respeitado secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã", disse Trump em publicação no Truth Social.
Trump disse que os produtos do Vietnã terão uma tarifa de 20% e que qualquer envio por terceiros países terá uma taxa de 40%.
O Vietnã também fornecerá aos EUA mais acesso ao seu mercado, com as exportações norte-americanas para o país sem tarifas, disse ele.
"Na minha opinião, o SUV ou, como às vezes é chamado, Large Engine Vehicle (veículo com motor grande), que se sai tão bem nos EUA, será uma adição maravilhosa às várias linhas de produtos do Vietnã", disse Trump.
A Casa Branca e o Ministério do Comércio do Vietnã não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
0 comentário
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC
Lula dá ultimato à UE sobre acordo com Mercosul e diz que se pacto não sair agora endurecerá com europeus
Ibovespa amplia correção negativa em dia com vencimentos sem tirar juro e eleição do radar
Comissão aprova projeto que prevê porte de arma em imóvel rural