Chefe de comércio da UE vai discutir tarifas em Washington, diz porta-voz da UE

Publicado em 16/07/2025 08:31 e atualizado em 16/07/2025 12:19

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - O chefe de comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, irá a Washington nesta quarta-feira para negociações sobre tarifas, disse um porta-voz da UE à Reuters, acrescentando que ele se reunirá com o secretário de comércio, Howard Lutnick, e com o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor uma tarifa de 30% sobre as importações da UE a partir de 1º de agosto, um nível que a Europa diz ser inaceitável e que acabaria com o comércio normal entre dois dos maiores mercados do mundo.

A Comissão Europeia, que supervisiona o comércio para a UE, preparou-se para aplicar possíveis tarifas sobre 72 bilhões de euros (US$83,63 bilhões) em produtos norte-americanos - de aeronaves Boeing e uísque bourbon a carros - se as negociações comerciais com Washington fracassarem.

A lista, enviada aos membros da UE e vista pela Reuters na terça-feira, antecedeu a decisão de Trump no fim de semana de aumentar a pressão sobre o bloco de 27 países e respondeu, em vez disso, às tarifas dos EUA sobre carros e peças de automóveis e a uma tarifa básica de 10%.

O pacote também abrange produtos químicos, dispositivos médicos, equipamentos elétricos e de precisão, bem como produtos agrícolas e alimentícios - uma série de frutas e vegetais, além de vinho, cerveja e destilados - avaliados em 6,35 bilhões de euros.

A implementação de Trump de suas políticas tarifárias tem sido muitas vezes caótica. Suas medidas derrubaram décadas de reduções negociadas nas barreiras comerciais globais, perturbando os mercados financeiros internacionais e ameaçando uma nova onda de inflação.

O prazo de 1º de agosto dá aos países tempo para negociar taxas tarifárias mais baixas. Alguns economistas também observaram o padrão de Trump de recuar em suas ameaças.

(Reportagem de Phil Blenkinsop)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário