Ações europeias caem com investidores avaliando balanços mistos e progresso comercial entre UE e EUA
![]()
Por Sanchayaita Roy e Twesha Dikshit e Ragini Mathur
(Reuters) - As ações europeias fecharam em baixa nesta sexta-feira, com os investidores avaliando balanços corporativos mistos enquanto aguardavam atualizações sobre a estrutura de um acordo comercial entre a UE e os Estados Unidos, que, segundo autoridades, pode ser alcançado já neste fim de semana.
Os investidores navegaram pelos altos e baixos em torno de um possível acordo entre as duas grandes economias depois de uma semana movimentada de discussões comerciais com os EUA, que culminou em entendimentos com Japão, Indonésia e Filipinas.
O índice pan-europeu STOXX 600 chegou a cair 0,6%, para as mínimas da sessão, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que havia menos chances de um acordo com a UE, mas reduziu as perdas depois que diplomatas da UE reiteraram que um acordo para impostos de 15% sobre produtos europeus ainda estava em andamento.
O índice então fechou com perdas de 0,2%.
"É difícil considerá-lo um bom acordo, mas ele pelo menos evitaria tarifas muito mais altas dos EUA e retaliações da UE", disse Jack Allen-Reynolds, economista-chefe adjunto para a zona do euro da Capital Economics.
"O acordo relatado com os EUA tiraria um grande risco negativo da mesa por enquanto, enfraquecendo a justificativa para novos cortes nas taxas de juros."
Enquanto isso, a temporada de balanços corporativos estava em pleno andamento.
A Puma caiu 16%, marcando a maior queda diária em mais de quatro meses. A marca de roupas esportivas cortou suas perspectivas para o ano inteiro e divulgou resultados trimestrais mais fracos do que o esperado.
A varejista de esportes listada em Londres JD Sports teve queda de 0,7% após os resultados da Puma.
Por outro lado, a LVMH ganhou 3,9% depois que o grupo de luxo francês divulgou seus resultados trimestrais, com o grupo dizendo ver sinais de recuperação no mercado chinês.
O índice de luxo europeu subiu 1,8% e foi o setor de melhor desempenho.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,20%, a 9.120,31 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,32%, a 24.217,50 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,21%, a 7.834,58 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,31%, a 40.726,26 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,13%, a 14.237,30 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,39%, a 7.706,91 pontos.
0 comentário
Dólar mostra estabilidade no Brasil após EUA rejeitarem acordo com Irã sobre guerra
Trump diz que imposto federal sobre gasolina será reduzido "até que seja apropriado"
Elon Musk, Cook, da Apple, e CEO da Boeing vão à China com Trump, diz autoridade
Ações europeias têm pouca variação enquanto mercados avaliam impasse entre EUA e Irã
Trump diz que cessar-fogo com Irã "respira por aparelhos" após rejeitar resposta de Teerã
Wall St faz pausa após rali recorde com estagnação das negociações entre EUA e Irã