Trump diz que Ucrânia e Rússia terão que trocar territórios pela paz
![]()
Por Trevor Hunnicutt e Steve Holland
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que tanto a Ucrânia quanto a Rússia teriam que ceder terras uma à outra para acabar com a guerra e que suas conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, teriam como objetivo medir a temperatura para um possível acordo.
Trump relatou, em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, que suas conversas na próxima sexta-feira com Putin, no Alasca, devem ser uma "reunião de avaliação" para determinar se o presidente russo está disposto a um acordo. Trump disse ter a capacidade de aferir em dois minutos se o progresso é possível.
"Portanto, vou falar com Vladimir Putin e vou lhe dizer: vocês precisam acabar com essa guerra. Vocês precisam acabar com ela", disse Trump a jornalistas.
Trump também afirmou que uma futura reunião pode incluir o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e tornar-se uma sessão de três vias, incluindo ele próprio e Putin. Ele também adiantou que deve procurar os líderes europeus logo após as conversas com Putin e que busca um cessar-fogo rápido para o sangrento conflito.
No passado, Trump já havia mencionado a troca de terras, mas nem a Rússia nem a Ucrânia mostraram interesse em ceder território por um acordo de paz. Europeus temem que grandes concessões à Rússia possam criar problemas de segurança para o Ocidente no futuro.
A Ucrânia tem procurado repelir os invasores russos desde o início do maior e mais mortal conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, em fevereiro de 2022. A Rússia justifica a guerra com base no que chama de ameaças à sua segurança decorrentes de um pivô ucraniano em direção ao Ocidente. Kiev e aliados ocidentais dizem que a invasão é uma apropriação de terras no estilo imperial.
Atualmente, a Rússia ocupa cerca de um quinto do território ucraniano, enquanto a Ucrânia quase não possui território russo.
Trump declarou: "Haverá alguma troca de terras".
"Sei disso por meio da Rússia e de conversas com todo mundo, para o bem da Ucrânia", disse.
Trump comentou ainda que a Rússia ocupou um "território muito importante", mas "vamos tentar recuperar parte desse território".
(Reportagem de Trevor Hunnicutt, Nandita Bose e Steve Holland em Washington)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC