Tarcísio cobra Lula por ligação a Donald Trump para negociar tarifaço
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu nesta segunda-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligue para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para negociar as tarifas impostas a produtos brasileiros desde 6 de agosto. A declaração foi feita durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo. “Quantas vezes vamos ter reuniões de alto nível no Departamento de Estado? Quantas vezes vamos ter a ligação do presidente brasileiro com o presidente americano? É isso que vai fazer a diferença, para que a gente mostre e traga os argumentos”, afirmou.
O governador criticou a Lei da Reciprocidade, sancionada por Lula em 15 de julho, que autoriza o Brasil a retaliar países que adotem medidas unilaterais prejudiciais à competitividade nacional. Para Tarcísio, o instrumento “fica na gaveta” e não funciona contra economias muito maiores que a brasileira. Ele defendeu “ir para a mesa de negociação” e manter equilíbrio nas relações com EUA e China.
Leia a notícia na íntegra no site da Jovem Pan.
Itamaraty vê canais fechados com técnicos em Washington após negativa de Bessent
Depois do secretário de Tesouro americano Scott Bessent cancelar a reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, integrantes do Itamaraty avaliam que os canais de diálogo com técnicos em Washington devem seguir fechados. Diplomatas e secretários do Ministério das Relações Exteriores vinham tentando manter o diálogo com integrantes da diplomacia americana, mesmo diante das negativas da Casa Branca.
O cancelamento do encontro virtual nesta segunda-feira, porém, desanimou os técnicos que trabalham junto com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Eles afirmam que “está claro que eles não querem dialogar” e que “para haver diálogo não basta só uma parte querer”.
Leia a notícia na íntegra no site da Jovem Pan.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global