"Questão" de Taiwan é assunto interno, diz China em resposta a Trump
![]()
PEQUIM (Reuters) - Taiwan é um assunto interno da China, disse o Ministério das Relações Exteriores de Pequim na segunda-feira, em resposta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, lhe disse que não invadirá a ilha enquanto Trump estiver no cargo.
Trump fez os comentários em uma entrevista à Fox News, antes das conversas no Alasca com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra de Moscou com a Ucrânia.
Questionada sobre os comentários de Trump em uma coletiva de imprensa diária em Pequim, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning disse que Taiwan é uma parte inalienável do território chinês.
"A questão de Taiwan é puramente um assunto interno da China, e como resolver a questão de Taiwan é uma questão para o povo chinês", declarou ela.
"Faremos todo o possível para lutar pela perspectiva de uma reunificação pacífica. Mas jamais permitiremos que alguém ou qualquer força separe Taiwan da China de qualquer forma."
A China considera Taiwan como seu próprio território e promete "reunificar-se" com a ilha democrática e governada separadamente. Taiwan se opõe veementemente às reivindicações de soberania da China.
No domingo, em sua resposta ao que Trump havia dito, o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan afirmou que "sempre monitora de perto as interações entre autoridades seniores dos EUA e da China".
Taiwan continuará a trabalhar com os países que têm "interesses significativos" na região do Indo-Pacífico para manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, acrescentou o ministério.
Os EUA são o mais importante apoiador internacional e fornecedor de armas de Taiwan, apesar da ausência de laços diplomáticos formais.
A China, que nunca renunciou ao uso da força para colocar a ilha sob seu controle, descreve regularmente Taiwan como o tópico mais importante e sensível em suas relações com os EUA.
(Reportagem de Mei Mei Chu; reportagem adicional de Ben Blanchard em Taipé)
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron