Petrobras inicia contratação para 1ª planta de BioQAV e diesel renovável em São Paulo
![]()
Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras iniciou o processo de contratação para construir a sua primeira planta dedicada à produção de BioQAV e de diesel renovável, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), informou a companhia em comunicado nesta quarta-feira.
O projeto prevê capacidade de processamento de cerca de 950 mil toneladas por ano de matérias-primas de origem vegetal e gordura animal, gerando uma capacidade de produção de até 16 mil bpd de renováveis, incluindo BioQAV e diesel renovável.
Os contratos devem ser assinados no segundo semestre de 2026 e as obras iniciadas no fim do mesmo ano, afirmou a companhia. Devem ser gerados, aproximadamente, três mil postos de trabalho para a execução das obras.
A companhia detalhou que o projeto foi dividido em cinco pacotes de contratação, sendo que a licitação do primeiro já está aberta e refere-se à unidade de pré-tratamento, responsável pela retirada das impurezas da matéria-prima para posterior conversão nos produtos BioQAV e diesel 100% renovável.
A projeção é que sejam instalados tanques para armazenamento de derivados e de matérias-primas como óleo de soja e sebo bovino provenientes, principalmente, das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
"A planta dedicada para a produção de combustíveis renováveis na RPBC e a oferta de novos produtos ao mercado serão um marco no desenvolvimento sustentável a que estamos nos propondo", disse no comunicado a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.
(Por Marta Nogueira e Isabel Teles)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC