Tarifas causam interrupção "sem precedentes" nas regras do comércio global, afirma diretora da OMC
![]()
GENEBRA (Reuters) - A parcela do comércio global realizada nos termos da Organização Mundial do Comércio (OMC) caiu para 72% e pode cair ainda mais, em meio à maior perturbação do sistema de comércio internacional nos últimos 80 anos, disse a diretora-geral da OMC à Reuters nesta terça-feira.
"Estamos vivenciando a maior perturbação das regras do comércio global, sem precedentes nos últimos 80 anos", disse Ngozi Okonjo-Iweala em uma entrevista no início de seu segundo mandato à frente do órgão de fiscalização do comércio com sede em Genebra.
"Portanto, não é surpreendente que alguns questionem o sistema de comércio global... e a previsibilidade", acrescentou ela, apontando sinais de resistência.
Desde a introdução das tarifas comerciais do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a parcela do comércio global conduzida sob os termos da Nação Mais Favorecida (NMF) da OMC caiu de cerca de 80%, segundo dados da OMC. O princípio exige que os membros da OMC tratem todos os outros da mesma forma.
(Reportagem de Olivia Le Poidevin e Emma Farge)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair