Euro não substituirá o dólar, precisa fortalecer papel global, diz BC da Alemanha
![]()
FRANKFURT (Reuters) - O euro não pode substituir o dólar como moeda dominante no mundo, mas precisa fortalecer seu papel global, em parte para proteger o bloco em caso de uma perda sustentada de confiança na divisa norte-americana, disse o chefe do banco central da Alemanha.
O dólar caiu este ano em resposta às políticas erráticas dos EUA, aumentando os apelos em toda a Europa para se reforçar o papel global do euro, oferecendo aos investidores um porto seguro alternativo.
Analistas e banqueiros centrais expressaram preocupação de que as tarifas impostas pelos EUA tornem a política comercial imprevisível. Além disso, eles temem que os grandes cortes de impostos prometidos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, tornem a dívida norte-americana insustentável e que seus ataques à independência do Federal Reserve tenham prejudicado a reputação de porto seguro do dólar.
"O dólar não é mais totalmente percebido como um porto seguro", disse o presidente do Bundesbank, Joachim Nagel.
"Embora não pareça realista nem desejável que o euro substitua o dólar como moeda de reserva em um futuro próximo, uma maior importância internacional do euro certamente seria possível e desejável", acrescentou Nagel.
Para que o euro ganhe peso internacional, o bloco precisa de uma postura fiscal voltada para a estabilidade, políticas previsíveis, assertividade militar, mercados de capitais profundos, líquidos e abertos, e uma ampla gama de investimentos seguros e de alta qualidade, disse Nagel.
"A elevada poupança das famílias europeias deve ser mais bem canalizada para aumentar a inovação, a produtividade e a competitividade", afirmou Nagel. "As nossas poupanças são urgentemente necessárias para financiar a transição verde e digital da Europa, bem como os gastos com defesa."
Embora a redução da confiança no dólar tenha aumentado o valor do euro, Nagel disse que não estava preocupado com sua avaliação atual.
O euro também precisa ser capaz de afastar a ameaça à estabilidade que vem do crescente papel das stablecoins no mundo financeiro, disse Nagel.
As stablecoins são projetadas para manter seu valor, mas, sem regulamentação, representam um risco à estabilidade financeira, já que a perda de confiança nelas pode levar a uma liquidação de ativos de reserva, especialmente títulos do governo dos EUA.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair