Comissão do Senado rejeita PEC da Blindagem após forte reação popular
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira, por unanimidade, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que exige a aprovação do Congresso para que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa abrir uma ação penal contra parlamentares, a chamada PEC da Blindagem.
O texto fora aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados com apoio tanto de parlamentares da oposição quanto do governo, mas gerou forte reação popular e desencadeou protestos de rua em diversas cidades do país no final de semana.
Após uma tramitação rápida na Câmara, o texto foi recebido com rechaço, de forma geral, pelo Senado. Os 27 senadores da comissão aprovaram o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-ES), que é delegado de polícia de carreira, contrário à PEC.
Durante as discussões, os parlamentares teceram duras críticas à proposta, chamando-a de PEC da Bandidagem e afirmando que causaria ainda mais impunidade no país.
(Reportagem de Ricardo Brito)
0 comentário
Quaest: desconfiança no STF supera confiança pela 1ª vez na série histórica
EUA abrem novas investigações sobre comércio desleal para aumentar pressão tarifária de Trump
Na CNN: Toffoli se declara suspeito e deixa relatoria de CPI do Banco Master
Dólar fecha estável no Brasil com guerra ainda no foco
Ibovespa avança com apoio da Petrobras; Raízen recua quase 6%
Petrobras vende diesel em leilão no RS por até R$1,78/litro acima de seu preço