Rússia e Irã assinam memorando sobre construção de pequenas usinas nucleares no Irã
![]()
MOSCOU (Reuters) - Rússia e Irã assinaram um memorando de entendimento nesta quarta-feira sobre a construção de pequenas usinas nucleares no Irã, disse a corporação nuclear estatal russa Rosatom.
O acordo foi assinado pelo chefe da Rosatom, Alexei Likhachev, e pelo principal funcionário nuclear do Irã, Mohammad Eslami, em uma reunião em Moscou. A Rosatom descreveu o acordo como um "projeto estratégico".
Eslami, que também é vice-presidente do Irã, disse à mídia estatal iraniana no início desta semana que o plano é construir oito usinas nucleares, já que Teerã busca atingir 20 GW de capacidade de energia nuclear até 2040.
O Irã, que sofre com a escassez de eletricidade durante os meses de alta demanda, tem apenas uma usina nuclear em operação, na cidade de Bushehr, no sul do país. Ela foi construída pela Rússia e tem uma capacidade de cerca de 1 GW.
A Rússia mantém relações estreitas com o Irã e condenou os ataques dos Estados Unidos e de Israel às instalações nucleares iranianas no início deste ano, que foram realizados com o objetivo declarado de impedir que Teerã adquirisse uma bomba nuclear.
O Irã afirma que não tem essa intenção.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa