Colômbia convoca embaixador dos EUA em meio a disputa sobre tarifas e drogas
![]()
Por Luis Jaime Acosta e Julia Symmes Cobb
BOGOTÁ (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia informou na manhã desta segunda-feira que o país chamou de volta ao país seu embaixador nos Estados Unidos, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que aumentaria as tarifas sobre importações de produtos colombianos e interromperia todos os pagamentos à nação sul-americana.
A disputa entre os dois países decorre dos ataques militares dos EUA a embarcações que supostamente transportavam drogas.
Trump também chamou o presidente colombiano Gustavo Petro de "líder do tráfico ilegal de drogas" no domingo, uma acusação que o governo de Petro disse ser ofensiva.
"Daniel Garcia-Pena, embaixador da Colômbia nos Estados Unidos da América, foi chamado de volta para consultas pelo presidente Gustavo Petro e encontra-se em Bogotá", informou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia. "Nas próximas horas, o governo nacional informará sobre as decisões tomadas."
Os comentários de Trump sobre traficantes de drogas marcaram um novo capítulo nas relações conturbadas entre Washington e Bogotá, acusada pelo norte-americano de ser cúmplice do comércio ilícito de drogas.
Petro se opôs aos ataques militares dos EUA contra embarcações no Caribe, que mataram dezenas de pessoas e agravaram as tensões na região. Muitos especialistas jurídicos e ativistas de direitos humanos também condenaram as ações militares.
Trump disse que a ajuda financeira dos EUA à Colômbia seria cortada e os detalhes sobre as novas tarifas seriam revelados nesta segunda-feira, mas não ficou claro a qual financiamento Trump estava se referindo.
A Colômbia já foi um dos maiores destinatários de ajuda dos EUA no Hemisfério Ocidental, mas o fluxo de dinheiro foi repentinamente reduzido este ano pelo fechamento da Usaid, o braço humanitário do governo dos EUA.
Atualmente, a Colômbia paga tarifas de 10% sobre a maioria das exportações para os Estados Unidos, o nível básico que Trump impôs a muitos países.
(Reportagem de Luis Jaime Acosta e Julia Symmes Cobb)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair