Minério de ferro amplia perdas em Dalian por preocupações com demanda da China
![]()
Por Lucas Liew
CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram pela quarta sessão consecutiva nesta quarta-feira, pressionados por preocupações com a demanda na China, principal mercado consumidor de minério, devido à fraqueza persistente do setor industrial.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China caiu 0,26%, para 776 iuanes (US$108,94) a tonelada.
O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura subia 0,1%, a US$103,7 a tonelada.
A atividade industrial da China em outubro expandiu-se em ritmo mais lento, já que os novos pedidos e a produção caíram em meio a preocupações com tarifas, mostrou uma pesquisa do setor privado na segunda-feira.
Na semana passada, dados oficiais mostraram que a atividade fabril da China encolheu pelo sétimo mês em outubro, caindo para 49,0 em outubro, de 49,8 em setembro, e permanecendo abaixo da marca de 50 que separa o crescimento da contração, devido a uma queda nos novos pedidos de exportação.
Os preços do minério de ferro devem continuar em baixa, com o enfraquecimento da demanda de aço, o aumento dos estoques domésticos desde o terceiro trimestre e a aceleração da oferta de minério de ferro importado, disse a corretora chinesa Galaxy Futures.
Analistas do ANZ disseram que, embora Hebei, uma das principais províncias siderúrgicas da China, tenha reeditado um alerta de proteção ambiental, as medidas continuam concentradas nas operações de sinterização e ainda não afetaram a atividade de alto-forno, limitando o impacto sobre a demanda de minério de ferro.
Ainda assim, "as principais incorporadoras imobiliárias da China aumentaram as aquisições de terrenos nos primeiros 10 meses de 2025, destacando uma recuperação cautelosa no setor imobiliário, conforme algumas incorporadoras intensificam os investimentos em meio às pressões financeiras contínuas", disse a consultoria chinesa Mysteel em nota.
(Reportagem de Lucas Liew)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair