Minério de ferro tem ganhos com esperanças de estímulo da China

Publicado em 12/11/2025 08:48 e atualizado em 12/11/2025 09:25

Logotipo Reuters

 

PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, com as esperanças de novos estímulos por parte da China superando as preocupações com as perspectivas sombrias decorrentes do aumento da oferta e diminuição da demanda.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 1,38%, a 774 iuanes (US$108,66) a tonelada, o maior valor desde 7 de novembro.

O minério de ferro de referência para dezembro na Bolsa de Cingapura subiu 1,31%, para US$102,85 a tonelada, também o valor mais alto desde 7 de novembro.

As esperanças de mais estímulos ressurgiram depois que o banco central da China disse na terça-feira que manteria uma política monetária "apropriadamente frouxa" e liquidez ampla, enquanto aperfeiçoa a transmissão de sua política monetária, uma vez que a economia ainda enfrenta riscos e desafios.

O sinal positivo veio depois que as exportações de outubro da segunda maior economia do mundo sofreram a pior queda desde fevereiro, já que as tarifas prejudicaram a demanda dos EUA.

Uma onda de reestocagem entre as siderúrgicas, cujos estoques estavam em nível bastante baixo, também deu algum suporte aos preços, disse uma analista baseada em Xangai, sob condição de anonimato pois não está autorizada a falar com a imprensa.

O aumento do preço do principal ingrediente da fabricação de aço contrariou as estimativas dos analistas, já que o projeto Simandou, na Guiné, começou a produzir, consolidando as perspectivas de aumento da oferta em meio à demanda enfraquecida da China, o que pressiona as projeções de preço.

(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário