Rússia e Ucrânia trocam corpos de soldados mortos
![]()
KIEV (Reuters) - A Ucrânia e a Rússia realizaram uma nova troca de corpos de soldados mortos, disseram autoridades ucranianas e a mídia estatal russa nesta quinta-feira.
A Ucrânia disse que recebeu 1.000 corpos e a agência de notícias estatal russa TASS citou uma fonte não identificada dizendo que Moscou recebeu de volta 30.
"Investigadores de órgãos de segurança, junto com agências especializadas do Ministério de Assuntos Internos, em breve realizarão todos os exames necessários e identificarão os corpos repatriados", disse o centro de coordenação de prisioneiros de guerra da Ucrânia no Telegram.
Os dois lados realizaram uma série de trocas do tipo, assim como a troca de prisioneiros vivos, no decorrer da guerra que começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. As negociações de paz permanecem paralisadas, e os negociadores dos dois lados não se encontraram pessoalmente desde 23 de julho, quando conversaram por apenas 40 minutos em Istambul.
Os países europeus recuaram nesta quinta-feira em relação a um plano de paz apoiado pelos EUA para a Ucrânia que, segundo fontes, exigiria que Kiev cedesse mais terras e se desarmasse parcialmente, condições vistas por aliados da Ucrânia como equivalentes à capitulação.
A Ucrânia já havia acusado a Rússia de devolver corpos de forma desordenada e de, às vezes, enviar corpos de soldados russos, o que Moscou nega.
(Reportagem de Max Hunder em Kiev e Mark Trevelyan em Londres)
0 comentário
Ibovespa desaba com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro revertendo começo de mês positivo
Dólar tem forte alta e atinge R$5,4346 após Flávio Bolsonaro ser apontado pelo pai como candidato
Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX
Reunião do Copom de janeiro deve ter duas das nove diretorias vagas, dizem fontes