BC do Japão deve aumentar juros em dezembro e governo vai tolerar medida, dizem fontes

Publicado em 04/12/2025 07:59

Logotipo Reuters

 

TÓQUIO, 4 Dez (Reuters) - O Banco do Japão deve aumentar a taxa de juros em dezembro e o governo vai tolere essa decisão, segundo três fontes governamentais familiarizadas com as deliberações.

O banco central japonês parece estar pronto para prosseguir com um aumento em sua taxa de juros de 0,5% para 0,75%, o que foi sinalizado pelo presidente Kazuo Ueda em um discurso na segunda-feira, disseram as fontes. Se confirmado, será o primeiro aumento desde janeiro.

"Se o Banco do Japão quiser aumentar os juros este mês, tome sua própria decisão. Essa é a posição do governo", disse uma das fontes, acrescentando que é quase certo que o banco seguirá com um aumento neste mês.

O governo está preparado para tolerar um aumento em dezembro, disse outra fonte. As fontes falaram sob condição de anonimato, pois não estão autorizadas a falar publicamente.

Ueda disse na segunda-feira que o banco central considerará os "prós e contras" de aumentar os juros este mês, sinalizando uma forte chance de alta na reunião de 18 e 19 de dezembro.

As falas levaram o mercado a precificar uma chance de cerca de 80% de um aumento dos juros em dezembro, embora alguns participantes do mercado tenham se concentrado em como o governo da primeira-ministra Sanae Takaichi poderia reagir.

A ministra das Finanças, Satsuki Katayama, disse na terça-feira que não via nenhuma diferença entre o governo e o Banco do Japão em sua avaliação da economia, quando questionada sobre as falas de Ueda.

(Reportagem de Takaya Yamaguchi, Makiko Yamazaki, Leika Kihara, Yoshifumi Takemoto e Kentaro Sugiyama)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário