Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
![]()
Por Lucas Liew
CINGAPURA, 5 Dez (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta sexta-feira e encerraram a semana com perda em base semanal, refletindo o aumento dos embarques marítimos no final do ano e a demanda chinesa fraca.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China, caiu 1,01%, para 785,5 iuanes (US$111,12) a tonelada. O contrato encerrou a semana com queda de 0,57%.
O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura perdeu 0,92%, para US$103,3 a tonelada. Ainda assim, o contrato seguia para encerrar a semana com alta de 1,48%.
Com o aumento esperado nos embarques de minério de ferro próximo ao fim do ano, o fornecimento importado do insumo na China deve se tornar ainda mais abundante em dezembro, com uma elevação significativa na chegada de navios, enquanto a demanda pelo material siderúrgico tende a esfriar diante dos cortes de produção nas usinas de aço, observou a consultoria Mysteel.
O fornecimento marítimo do Brasil, um dos maiores produtores mundiais de minério de ferro, foi de quase 34,5 milhões de toneladas em novembro, um aumento de 2,93% em relação ao ano anterior.
Ainda assim, sinais macroeconômicos positivos e a demanda antecipada por reabastecimento entre as siderúrgicas darão algum apoio ao mercado, acrescentou a Mysteel.
"Vemos o mercado de minério de ferro com um grande excedente este ano e vemos esse excedente aumentando nos próximos anos. Com Simandou em operação e a produção de aço da China em declínio estrutural, os preços acabarão sendo negociados com base nos fundamentos e tenderão a se aproximar dos custos", disseram analistas do Citi.
(Reportagem de Lucas Liew)
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral