Assessor da Casa Branca diz que há "bastante espaço" para reduzir juros

Publicado em 09/12/2025 14:52 e atualizado em 09/12/2025 16:26

Logotipo Reuters

 

9 Dez (Reuters) - O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, favorito para ser o próximo chair do Federal Reserve, disse ao WSJ CEO Council nesta terça-feira que há "bastante espaço" para reduzir ainda mais a taxa de juros, embora tenha acrescentado que, se a inflação aumentar, o cálculo poderá mudar.

"O que temos que fazer é reconhecer que, como nos anos 1990, estamos em um momento potencialmente de extrema transformação", disse Hassett no WSJ CEO Council, referindo-se à possibilidade de que a inteligência artificial possa impulsionar o crescimento econômico sem superaquecer a economia.

Questionado sobre o que faria se o presidente Donald Trump quiser que ele reduza os juros e ele não achar que é a coisa certa a fazer, ele disse que iria aderir "ao meu julgamento, no qual acho que o presidente confia", de acordo com notícia da Bloomberg News.

"Se a inflação passar de 2,5% para 4%, não será possível cortar os juros", de acordo com um tuíte do repórter de Fed do Wall Street Journal, Nick Timiraos.

O Fed deu início nesta terça-feira à sua última reunião de política monetária do ano e a expectativa é de que anuncie na quarta uma redução de 0,25 ponto percentual nos juros pela terceira vez este ano, mas que sinalize pouco afrouxamento adicional no próximo ano.

Na segunda-feira, Trump disse ao Politico que fará do apoio à redução imediata da taxa de juros um teste decisivo em sua escolha de um novo chair do Fed. Hassett, ecoando a crítica do próprio Trump à decisão do Fed de não reduzir mais os juros, acusou o banco central de agir politicamente.

"Acho que a função mais importante do chair do Fed é analisar os dados econômicos e evitar fazer parte da política", disse ele.

(Reportagem de Ann Saphir)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário