Minério de ferro se recupera conforme dados fracos da China reacendem esperanças de estímulos
![]()
PEQUIM, 10 Dez (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro tiveram ganhos nesta quarta-feira, interrompendo várias sessões de perdas, depois que dados fracos da indústria da China reforçaram as esperanças de um novo estímulo para impulsionar o crescimento econômico em 2026.
O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 1,85%, a 769 iuanes (US$108,90) a tonelada, depois de cair 0,7% na terça-feira.
O contrato futuro de minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,84%, para US$102,65 a tonelada.
A deflação dos preços na porta das fábricas da China se aprofundou no mês passado, indicando uma demanda doméstica fraca que provavelmente não se recuperará em breve.
O índice de preços ao produtor (PPI) caiu 2,2% em novembro em relação ao ano anterior, contra uma queda de 2,1% em outubro, um desempenho pior do que a queda de 2% prevista, mostraram os dados oficiais.
Embora a China deva atingir sua meta de crescimento econômico anual de cerca de 5%, vários analistas esperam que Pequim implemente algumas medidas de apoio para sustentar o crescimento no primeiro trimestre de 2026.
A recuperação dos preços do minério de ferro ocorreu mesmo com os analistas da estatal China Mineral Resources Group (CMRG) argumentando que a tendência atual dos preços se descolou dos fundamentos de mercado.
"As atividades especulativas entre os comerciantes ampliaram as flutuações de preços", disseram os analistas do CMRG em um comunicado na conta WeChat da associação siderúrgica na terça-feira.
"Os preços não têm motivos para apresentar tendência de alta no quarto trimestre em um cenário de oferta crescente e demanda enfraquecida."
O CMRG foi criado em 2022 para centralizar as compras de minério de ferro e obter melhores condições das mineradoras.
(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)
0 comentário
Ibovespa renova máxima após decisão do Fed
Fed dividido reduz juros em 0,25 p.p. e sinaliza pausa e um corte em 2026 conforme crescimento se recupera
Gilmar Mendes recua de atribuição exclusiva do PGR para pedir impeachment de ministros do Supremo
China e Brasil criam laboratório espacial conjunto, apesar da pressão dos EUA
Trabalhadores da Petrobras anunciam greve nacional a partir de segunda-feira
Wall St tem pouca variação antes de decisão do Fed; crescem dúvidas sobre cortes em 2026