Agricultores belgas entram em confronto com polícia durante protesto contra acordo com Mercosul
![]()
BRUXELAS, 18 Dez (Reuters) - A polícia belga disparou gás lacrimogêneo e canhões de água na quinta-feira, quando um protesto de agricultores contra um acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul se tornou violenta, com alguns manifestantes arremessando pedras e batatas contra a polícia e quebrando janelas.
A polícia interveio quando a violência aumentou e tentou prender alguns dos manifestantes. Em um determinado momento, um trator foi dirigido contra uma linha de policiais da tropa de choque, embora aparentemente não tenha atingido ninguém. Alguns também atacaram jornalistas.
A polícia de Bruxelas disse que havia autorizado um protesto com até 50 tratores, mas no início da tarde de quinta-feira cerca de 1.000, a maioria com placas belgas, chegaram à capital belga. Eles estimaram o número de manifestantes em 7.000.
Os líderes da UE vão debater em uma cúpula em Bruxelas na quinta-feira se a UE deve assinar o acordo com o bloco de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Os críticos do pacto comercial, que está sendo elaborado há 25 anos, dizem que commodities baratas podem inundar o mercado em detrimento dos produtores europeus.
(Reportagem de Philip Blenkinsop e Charlotte Van Campenhout)
0 comentário
Agricultores belgas entram em confronto com polícia durante protesto contra acordo com Mercosul
Vendas de aços planos sobem 5,1% em novembro na base anual, mas caem 12% ante outubro, diz Inda
BC espera desaceleração do crescimento e vê sinais de moderação do mercado de trabalho, diz Guillen
Wall St abre em alta com alívio na inflação; previsão impulsiona Micron
BCE mantém juros e mostra-se mais positivo em relação à economia
Dólar ganha força no Brasil após nova pesquisa eleitoral e relatório do BC