Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
![]()
SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) - Os consumidores brasileiros mostraram expectativas melhores em dezembro e a confiança atingiu o patamar mais elevado em um ano, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta segunda-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no último mês do ano alta de 0,4 ponto e foi a 90,2 pontos, maior nível desde dezembro de 2024 (91,3 pontos). Foi o quarto aumento seguido do indicador.
O resultado do ICC foi influenciado pelo aumento de 1,4 ponto do Índice de Expectativas (IE), a 95,2 pontos, maior nível desde dezembro de 2024 (97,6 pontos).
Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,4 ponto no mês, atingindo 83,4 pontos, após duas altas consecutivas.
"Entre as faixas de renda, o avanço da confiança foi mais expressivo entre os consumidores de menor renda. Nos últimos meses, a evolução do ICC vem sendo impulsionada sobretudo pelas expectativas, enquanto os indicadores de situação atual sugerem um quadro ainda desafiador para as famílias", disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
"Tais resultados refletem um consumidor menos pessimista, apoiado por um mercado de trabalho aquecido e maior poder de compra, enquanto as restrições financeiras associadas aos elevados níveis de endividamento e inadimplência continuam pressionando o orçamento", completou.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Indonésia assina acordo de livre comércio com a União Econômica Eurasiática liderada pela Rússia
Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo