Chefe do Banco do Japão promete continuar elevando taxa de juros

Publicado em 05/01/2026 08:08

Logotipo Reuters

 

Por Leika Kihara

TÓQUIO, 5 Jan (Reuters) - O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse nesta segunda-feira que o banco central continuará a aumentar a taxa de juros se a evolução econômica e dos preços estiver de acordo com suas previsões.

A economia do Japão sustentou uma recuperação moderada no ano passado apesar do impacto sobre os lucros das empresas do aumento das tarifas dos Estados Unidos, disse Ueda em um discurso proferido para o lobby do setor bancário do país.

"É muito provável que os salários e os preços aumentem juntos de forma moderada", disse Ueda, acrescentando que o ajuste do grau de suporte monetário ajudará a economia a alcançar um crescimento sustentado.

No mês passado, o Banco do Japão elevou sua taxa de juros de 0,5% para 0,75%, o maior valor em 30 anos, dando mais um passo histórico para encerrar décadas de grande apoio monetário e custos de empréstimos próximos de zero.

Apesar dessa medida, os custos reais de empréstimos do Japão continuam profundamente negativos, com a inflação ao consumidor excedendo a meta de 2% do banco central por quase quatro anos.

(Reportagem de Leika Kihara)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário