Analistas fazem pequenos ajustes nas perspectivas para a inflação em 1º Focus do ano

Publicado em 05/01/2026 09:08 e atualizado em 05/01/2026 10:08

Logotipo Reuters

SÃO PAULO, 5 Jan (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central fizeram ligeiros ajustes em suas projeções para o IPCA na primeira pesquisa Focus do ano, divulgada nesta segunda-feira, vendo a inflação ligeiramente mais baixa em 2025 e mais alta em 2026.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2025 caiu pela oitava vez seguida, a 4,31%, de 4,32%.

O IBGE divulgará na sexta-feira os dados do IPCA de dezembro e do ano passado. O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para 2026, a projeção para a inflação aumentou em 0,01 ponto percentual, a 4,06%, enquanto que para 2027 permaneceu em 3,80% pela nona vez seguida.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), permaneceram inalteradas as estimativas de crescimento de 2,26% e 1,80% respectivamente para 2025 e 2026.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a taxa básica de juros Selic deve ser mantida no nível atual de 15% na primeira reunião do ano, em 27 e 28 de janeiro. Ao final de 2026, a projeção é de que ela fique em 12,25%, sem alterações ante a semana anterior.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário