Criação de vagas no setor privado dos EUA fica abaixo do esperado em dezembro
![]()
WASHINGTON, 7 Jan (Reuters) - O setor privado dos Estados Unidos abriu menos vagas de trabalho do que o esperado em dezembro, segundo o relatório nacional de emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira.
Foram abertos 41.000 postos de trabalho no setor privado no mês passado, após fechamento revisado de 29.000 em novembro. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 47.000 postos de trabalho, depois de um declínio de 32.000 em novembro relatado anteriormente.
O relatório da ADP é desenvolvido em conjunto com o Stanford Digital Economy Lab. Ele foi divulgado antes do relatório de emprego do Escritório de Estatísticas do Trabalho referente a dezembro, na sexta-feira.
Historicamente, a estimativa mensal da ADP tem divergido do resultado no relatório de emprego do governo. Embora o crescimento do emprego tenha desacelerado significativamente em meio à fraqueza da demanda por mão de obra, as demissões permanecem relativamente baixas em relação aos padrões históricos.
Economistas dizem que a incerteza política, principalmente relacionada às tarifas de importação, deixou as empresas relutantes em aumentar seu quadro de funcionários. Alguns empregadores também estão integrando a inteligência artificial em determinadas funções, diminuindo a necessidade de mão de obra.
Pesquisa da Reuters com economistas prevê abertura de 64.000 postos de trabalho no setor privado em dezembro no relatório do governo, após aumento de 69.000 em novembro. Com a previsão de mais perdas de empregos no governo, a estimativa é de que a criação total de vagas fora do setor agrícola tenha atingido 60.000 no mês passado, depois de 64.000 em novembro.
No entanto, é provável que as atenções estejam voltadas para a taxa de desemprego, que, segundo as projeções, deve ter caído para 4,5%, depois de ter atingido um recorde de mais de quatro anos de 4,6% em novembro. A taxa de desemprego de novembro foi parcialmente distorcida pela paralisação de 43 dias do governo federal, que também impediu a coleta de dados de outubro.
A taxa de desemprego de outubro não foi publicada pela primeira vez desde que o governo começou a acompanhar a série em 1948.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
0 comentário
S&P e Nasdaq caem sob peso de ações de tecnologia; setor de defesa sobe com Trump defendendo orçamento maior
Lula veta integralmente projeto de dosimetria que reduziria pena de Bolsonaro e envolvidos no 8 de janeiro
Ministro do TCU suspende fiscalização no Banco Central e remete decisão ao plenário do tribunal
Zelenskiy diz que texto sobre garantias de segurança dos EUA deve ser finalizado com Trump
Déficit comercial dos EUA em outubro é o menor desde 2009, com queda nas importações
Wall St abre em baixa; empresas de defesa sobem após Trump pedir aumento no orçamento