Ucrânia e EUA revisarão questões relativas a terras e usina nuclear em conversas nesta quarta

Publicado em 07/01/2026 10:36

Logotipo Reuters

 

Por Dan Peleschuk e Yuliia Dysa

KIEV, 7 Jan (Reuters) - Negociadores dos Estados Unidos e da Ucrânia revisarão questões espinhosas sobre o território ucraniano e o destino da usina nuclear de Zaporizhzhia, atualmente ocupada, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, nesta quarta-feira, nos pontos mais problemáticos nas negociações de paz para acabar com a guerra com a Rússia.

Kiev está sob pressão dos EUA para garantir a paz no conflito de quase quatro anos, mas está resistindo às exigências russas de ceder a região oriental de Donetsk e abrir mão do controle da maior instalação nuclear da Europa.

As delegações estão em Paris para um terceiro dia de conversações entre os aliados de Kiev sobre a paz e as garantias de segurança para a Ucrânia no caso de um cessar-fogo com a Rússia, que tem sido fria no processo apoiado pelos EUA.

"Esperamos, em particular, que as questões mais difíceis da estrutura básica para acabar com a guerra sejam discutidas -- ou seja, questões relacionadas à Usina Nuclear de Zaporizhzhia e aos territórios", escreveu Zelenskiy no X, anunciando uma terceira sessão com a equipe dos EUA em dois dias.

Ele acrescentou que havia ordenado que sua equipe discutisse novas conversas de nível de liderança envolvendo os EUA e os aliados europeus.

Na quarta-feira, o principal assessor de Zelenskiy saudou os "resultados concretos" das negociações em Paris e prometeu que os interesses nacionais de Kiev serão protegidos.

Zelenskiy disse na terça-feira, após as conversações da "coalizão dos dispostos", que as autoridades norte-americanas e ucranianas haviam discutido "algumas ideias" para abordar a questão do território.

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, disse que "opções sobre território" foram discutidas na terça-feira e que ele esperava que se chegasse a um acordo.

Kiev se recusou a sair da região industrializada de Donetsk, da qual a Rússia se apoderou em grande parte, mas não conseguiu tomar totalmente. Zelenskiy também disse que os Estados Unidos apresentaram a ideia de uma zona econômica livre na região se a Ucrânia se retirar das partes da região que ainda controla.

Qualquer compromisso sobre território deve ser submetido a um referendo para os ucranianos, disse Zelenskiy anteriormente. De acordo com uma pesquisa de opinião realizada no mês passado, cerca de três quartos dos ucranianos estão preparados para um acordo que congelaria a atual linha de frente, mas se opõem à cessão de território.

Os EUA também propuseram a operação trilateral da usina de Zaporizhzhia, que Moscou capturou em 2022 e conectou à sua própria rede elétrica, com um gerente-chefe norte-americano, disse Zelenskiy no mês passado.

Em vez disso, Kiev propôs o uso conjunto ucraniano-americano da usina, de acordo com Zelenskiy, com os próprios EUA determinando como usar 50% da energia produzida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário