França votará contra acordo UE-Mercosul, diz Macron
![]()
PARIS, 8 Jan (Reuters) - O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira que a França votará contra a assinatura do acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul na sexta-feira.
Macron disse na plataforma de mídia social X que houve uma rejeição política unânime do acordo na França, apesar das "concessões significativas" para os agricultores da União Europeia.
"A assinatura do acordo não é o fim da história. Continuarei lutando pela implementação total dos compromissos obtidos da Comissão Europeia e para proteger nossos agricultores."
A Irlanda também votará contra o acordo, disse mais cedo seu vice-primeiro-ministro, Simon Harris.
Mas como a Comissão Europeia garantiu o apoio da Itália, é provável que o acordo seja adotado durante a votação de sexta-feira.
Durante o dia, os agricultores franceses bloquearam avenidas em Paris e pontos de referência como o Arco do Triunfo com tratores em protesto contra o acordo UE-Mercosul.
(Reportagem de Michel Rose)
0 comentário
União Europeia firma consenso e apoia acordo com o Mercosul em meio a crescente onda mundial de protecionismo
Suprema Corte dos EUA deve divulgar decisões enquanto Trump aguarda destina das tarifas
Trump diz que se reunirá com María Corina Machado na próxima semana
China estuda pacote de políticas fiscais e financeiras para estimular demanda doméstica, informa mídia estatal
Oposição tenta derrubar governo na França por possível acordo UE-Mercosul
Índice de referência de Xangai atinge maior nível em 10 anos