Alckmin diz que espera acordo Mercosul-UE em vigor ainda em 2026
![]()
BRASÍLIA, 9 Jan (Reuters) - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira que o governo espera que o acordo entre Mercosul e União Europeia entre em vigor ainda em 2026, após aprovação final das partes envolvidas.
Em entrevista a jornalistas, Alckmin afirmou que a assinatura fortalece o multilateralismo e o comércio, além de ampliar o potencial de investimentos entre os dois blocos.
Os Estados da União Europeia deram sinal verde nesta sexta-feira para que o bloco assine seu maior acordo de livre comércio com o Mercosul, mais de 25 anos após o início das negociações.
A vigência efetiva depende de validação do Parlamento Europeu e dos países-membros do Mercosul, com Alckmin prevendo aprovação no Congresso Nacional brasileiro ainda no primeiro semestre deste ano.
(Por Victor Borges, reportagem adicional de Bernardo Caram)
0 comentário
Seminário debate modernização da jornada de trabalho e impactos para a economia
Cerca de 150 militares norte-americanos foram feridos até agora na guerra do Irã, dizem fontes
Militares dos EUA estão agindo para desmantelar produção de mísseis do Irã, diz Casa Branca
Marinha dos EUA escoltou navio petroleiro pelo Estreito de Ormuz, diz secretário de energia norte-americano
Canadá aumenta segurança nos prédios diplomáticos de EUA e Israel após tiros contra consulado
Quatro diplomatas iranianos foram mortos em ataque israelense no Líbano no domingo, diz mídia estatal iraniana