Ibovespa reduz perdas e opera perto da estabilidade pressionado por Vale

Publicado em 19/01/2026 12:08 e atualizado em 19/01/2026 12:53

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 19 Jan (Reuters) - O Ibovespa oscilava pouco nesta segunda-feira, após testar os 166 mil pontos na semana passada, com as ações da Vale entre as maiores pressões negativas no pregão, que tende a registrar liquidez reduzida em razão de feriado nos Estados Unidos.

Por volta de 12h, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, exibia oscilação positiva de 0,03%, a 164.854,58 pontos. O volume financeiro somava R$3,3 bilhões.

De acordo com analistas do Itaú BBA, o Ibovespa falhou na sexta-feira em superar os 165.000 pontos no fechamento e voltou a negociar abaixo dessa região.

"O fato da maior parte dos índices setoriais ainda não ter renovado as máximas dos últimos 12 meses evidencia a dificuldade de continuidade da alta do índice. O mercado está mais seletivo por enquanto", afirmaram no relatório Diário do Grafista.

A semana também começa com as bolsas norte-americanas fechadas pelo feriado do Dia de Martin Luther King Jr, mas os Estados Unidos continuam sob os holofotes, com a escalada das tensões envolvendo a Groenlândia.

O presidente Donald Trump prometeu no sábado aplicar tarifas comerciais sobre os aliados europeus até que os EUA tenham permissão para comprar a ilha da Dinamarca. Países da União Europeia criticaram as ameaças e devem discutir uma resposta.

Na visão da equipe do BB Investimentos, o cenário externo, com o quadro geopolítico e retorno das imposições de sobretaxas no contexto da guerra comercial, deve acentuar a volatilidade no curto prazo nos mercados.

Também no fim de semana, após mais de 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia assinaram um acordo comercial histórico, considerado fundamental para mitigar o impacto do protecionismo dos EUA nas economias de seus países.

DESTAQUES

- VALE ON recuava 0,65%, enfraquecida pelo declínio dos preços futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado em Dalian encerrou a sessão do dia com queda de 2,58%.

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,3%, com BRADESCO PN em alta de 0,37%, BANCO DO BRASIL ON subindo 0,05% e SANTANDER BRASIL UNIT valorizando-se 1,3%.

- PETROBRAS PN tinha variação positiva de 0,09%, em dia de queda dos preços do petróleo no exterior, onde o barril do Brent perdia 0,39%.

- IRB(RE) ON subia 2,37%, tendo no radar dados da Susep divulgados pela Caixa Seguridade, com queda de 1,6% nos prêmios emitidos, enquanto os dados do mercado sem a companhia mostraram alta de 6,9%. CAIXA SEGURIDADE ON mostrava estabilidade.

- TOTVS ON avançava 1,67%. Relatório de analistas do BTG Pactual reiterou compra para as ações e estimou que a companhia deve apresentar nova rodada de resultados sólidos sobre o quarto trimestre de 2025.

- NATURA ON era negociada em queda de 4,7%, após uma semana positiva, em que acumulou alta de 3,8%.

- MBRF ON caía 1,94%. A companhia anunciou mais cedo que foi notificada pelo BTG Pactual informando que alienou valores mobiliários da empresa e que sua participação direta passou a representar aproximadamente 3,78%.

- CVC ON, que não faz parte do Ibovespa, saltava 8,3%, entre os melhroes desempenhos do Small Caps, após tombo na sexta-feira. O fundo GJP, liderado por Gustavo Paulus, filho do fundador da empresa, elevou a participação na operadora de turimo a 20,02%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário