Produção e venda de veículos recuam em janeiro, diz Anfavea
![]()
SÃO PAULO, 6 Fev (Reuters) - A indústria automotiva produziu e vendeu menos veículos em janeiro tanto ante dezembro quanto na relação com o primeiro mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela associação de montadoras, Anfavea.
O setor produziu 159,6 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em janeiro, uma queda de 13,5% sobre o volume montado em dezembro e recuo de 12% na comparação com janeiro de 2025.
"Vale destacar que janeiro de 2025 registrou um volume de produção atipicamente elevado para o período, o maior dos últimos seis anos, o que ampliou a base de comparação", afirmou a Anfavea em comunicado à imprensa.
As vendas de novos despencaram 39% na relação mensal e 0,4% na anual, para 170,5 mil veículos.
Para a Anfavea, o volume vendido em janeiro ficou "praticamente estável" na comparação com o mesmo mês de 2025 diante de um dia útil a menos no calendário deste ano.
As exportações de janeiro mostraram queda de 18,3% sobre um ano antes, para 25,9 mil veículos, segundo os dados da entidade, que citou como causa principal uma retração de 5% nos embarques para a Argentina, principal mercado do Brasil no setor.
"A Argentina teve papel importante no desempenho da nossa produção no ano passado. Vamos monitorar a evolução desse mercado e atuar para preservar as cadeias produtivas integradas entre os dois países”, afirmou o presidente da Anfavea, Igor Calvet, no comunicado.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário
Produção e venda de veículos recuam em janeiro, diz Anfavea
Controvérsia sobre dado de inflação na Argentina alimenta temor de interferência política
Ibovespa tem alta discreta com Vale e Petrobras; Bradesco cai 5%
Faturamento da indústria anda de lado em 2025, aponta CNI
Dólar acompanha exterior e registra baixas ante o real
IGP-DI acelera alta a 0,20% em janeiro com pressão maior sobre os consumidores, diz FGV