Conflito no Irã pode elevar exportação de combustível do Brasil e impactar pontualmente venda de alimentos, segundo MDIC

Publicado em 05/03/2026 16:14 e atualizado em 05/03/2026 16:47

 

Logotipo Reuters

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA, 5 Mar (Reuters) - Efeitos do conflito militar no Irã podem levar a ganhos nas exportações de combustíveis pelo Brasil, disse nesta quinta-feira o diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão, vislumbrando um impacto negativo temporário sobre a venda de alimentos.

Em entrevista à imprensa para comentar dados da balança comercial, Brandão ponderou que o conflito está em andamento e ainda há elevado nível de incerteza sobre sua continuidade e possíveis impactos.

“Conflitos no Oriente Médio tendem a pressionar principalmente o preço do petróleo. O Brasil é um exportador líquido de petróleo... e na medida em que o preço do petróleo suba, o saldo (do comércio) de combustíveis tende a aumentar”, disse.

Brandão acrescentou que países do Oriente Médio são grandes consumidores de alimentos provenientes do Brasil, como carne de aves, milho e produtos halal -- produzidos em conformidade com regras islâmicas.

Para ele, nesse caso, um impacto negativo temporário deve ser observado, mas os fluxos tendem a se normalizar porque, em sua avaliação, a demanda por alimentos nesses países não diminuirá.

De acordo com Brandão, cerca de 32% da exportação de milho do Brasil é destinada a países do Oriente Médio. Os percentuais são de 30% para as vendas de carne de aves, 17% para açúcar e 7% para carne bovina.

(Por Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário