Analistas voltam a aumentar perspectiva para taxa de juros este ano
![]()
SÃO PAULO, 9 Mar (Reuters) - O mercado voltou a elevar sua perspectiva para a taxa básica de juros neste ano depois de dois recuos seguidos, na primeira pesquisa Focus do Banco Central com projeções realizadas após a deflagração da guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irã.
A pesquisa semanal com uma centena de economistas, que é fechada sempre às sextas-feiras, mostrou que a projeção para a Selic ao final deste ano agora é de 12,13% na mediana das estimativas.
O levantamento anterior, que foi fechado em 27 de fevereiro, havia mostrado redução da estimativa para os juros de 12,13% para 12%. A guerra, com fortes impactos sobre os preços do petróleo, eclodiu no dia seguinte, dia 28 de fevereiro.
Entretanto, os analistas consultados seguem vendo um corte de 0,5 ponto percentual na Selic, atualmente em 15%, na reunião de política monetária do BC nos próximos dias 17 e 18. Para 2027 a taxa continua sendo estimada em 10,5%.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2026 segue em 3,91%, mas subiu 0,01 ponto percentual para 2027, a 3,80%.
O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento seguem em 1,82% e 1,80% respectivamente para 2026 e 2027.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Analistas fazem pequenos ajustes nas perspectivas para a inflação em 1º Focus do ano
Projeção para inflação este ano no Focus cai a 4,05%
Analistas reduzem projeção de inflação este ano pela 2ª vez, a 4,02%
Analistas passam a ver inflação este ano abaixo de 4%, mostra Focus
Focus: Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano pela 5ª semana seguida, a 3,97%
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus