Países da Otan estão fazendo tudo o que Trump pediu em meio à crise do Irã, diz chefe da aliança
![]()
WASHINGTON, 9 Abr (Reuters) - O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, disse nesta quinta-feira que os países-membros estão fazendo tudo o que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou para fortalecer a aliança militar, mesmo que alguns tenham sido inicialmente "um pouco lentos" para fornecer apoio aos EUA em meio à sua guerra contra o Irã.
"Quando chegou a hora de fornecer o apoio logístico e outros apoios que os Estados Unidos precisavam contra o Irã, alguns aliados foram um pouco lentos, para dizer o mínimo. Para ser justo, eles também ficaram um pouco surpresos. Para manter o elemento surpresa nos ataques iniciais, o presidente Trump optou por não informar os aliados com antecedência", disse Rutte durante um discurso em Washington.
"Mas o que vejo, quando olho para toda a Europa hoje, são os aliados fornecendo uma quantidade enorme de apoio", acrescentou. "Quase sem exceção, os aliados estão fazendo tudo o que os Estados Unidos estão pedindo. Eles ouviram e estão respondendo às solicitações do presidente Trump."
Os comentários de Rutte foram feitos após o encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira. Ele informou a alguns países que Trump quer compromissos concretos nos próximos dias para ajudar a proteger o Estreito de Ormuz, disseram diplomatas à Reuters.
(Reportagem de Lili Bayer)
0 comentário
Países da Otan estão fazendo tudo o que Trump pediu em meio à crise do Irã, diz chefe da aliança
Ações europeias recuam em meio a preocupações com trégua frágil entre EUA e Irã
Netanyahu diz que Israel quer iniciar conversações de paz com Líbano "o mais rápido possível"
Chefe do FMI prevê que guerra provocará demanda de até US$50 bilhões em apoio do Fundo
Wall Street abre com pouca variação em meio a trégua frágil no Oriente Médio
Crescimento do PIB dos EUA no 4º tri é revisado para baixo a 0,5%