Sabatina de Messias para o STF deve ocorrer em 29 de abril, diz relator
![]()
BRASÍLIA, 9 Abr (Reuters) - A sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ocorrer no dia 29 de abril na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, anunciou nesta quinta-feira o relator da indicação, senador Weverton Rocha (PDT-MA).
A votação da indicação de Messias deve ocorrer no mesmo dia tanto no colegiado quanto no plenário do Senado, segundo o parlamentar.
"Já adianto que irei apresentar um relatório a favor da sua aprovação", disse Rocha a jornalistas.
Para o relator, o ambiente hoje no Senado para a aprovação do nome de Messias é "totalmente favorável".
"Hoje não me arrisco ainda a dar um placar, mas obviamente eu me arrisco a dizer que ele já está mais ou menos com caminho construído para ser aprovado no plenário do Senado", avaliou.
Messias afirmou, em nota, ter recebido com "otimismo e serenidade" o calendário estipulado pelo Senado.
"Agradeço ao presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, ao presidente da CCJ, senador Otto Alencar, e ao relator do processo, senador Weverton Rocha, o envio e o trâmite da mensagem presidencial", disse. "Até a data da sabatina, permanecerei buscando o diálogo franco e aberto com todos os 81 senadores, de forma respeitosa, transparente e propositiva", destacou.
A escolha de Messias, de 46 anos, para o STF foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim do ano passado, após o ministro Luís Roberto Barroso decidir, em outubro, se aposentar do STF antes de completar 75 anos -- idade em que os ministros são aposentados compulsoriamente.
Lula, no entanto, segurou a formalização da indicação durante quatro meses diante do clima de indisposição no Senado para aprovar o nome do ministro, especialmente pela difícil relação do governo com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
Nas últimas semanas, no entanto, informações levadas ao presidente foram as de que o ambiente no Congresso para Messias havia melhorado, o que culminou com a decisão de formalizar a indicação no início deste mês.
Após a sabatina na CCJ, Messias precisa ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa. Caso seja aprovado, o STF voltará a ter composição completa com 11 ministros.
(Reportagem de Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello; edição de Pedro Fonseca)
0 comentário
Chanceler do Irã vai a Islamabad para retomar conversas indiretas com EUA
Putin pode participar da cúpula do G20 em Miami após convite dos EUA
China rejeita acusação de Trump de que navio interceptado do Irã foi "presente da China"
Confiança do consumidor dos EUA cai a nível mais baixo em quase quatro anos em abril
S&P 500 e Nasdaq sobem com novas expectativas de negociações entre EUA e Irã e impulso da Intel
Ibovespa recua nos primeiros negócios com Oriente Médio ainda sob holofote; Usiminas dispara após balanço